terça-feira, 5 de abril de 2011

TRANSPORTE URBANO EM ANGOLA

Como Angolano que me prezo de o ser, não tenho qualquer orgulho ou segundas intenções escondidas quando apresento as minhas críticas ao meio envolvente que me é dado observar.

Por isso é com satisfação que registo a solução que se encontrou e pratica para a solução do transporte de pessoas e mercadorias em contexto urbano em Angola e mais concretamente no Sumbe. Soluções como estas levam a crer que a a maioria dos problemas Angolanos passam pela genuidade e não pela importação de modelos que embora funcionando nas suas origens claudicam aqui no contexto Angolano.

1- O carro de mão ( Kangulo )



Construído basicamente com madeira tem um eixo em ferro que suporta e onde rola o pneu que normalmente é adaptado dos veículos motorizados e pode levar um rolamento que acaba por lhe conferir uma capacidade de vencer com facilidade o atrito. Serve para o transporte de pequenas mercadorias ou objectos de pequena e média dimensão tais como trouxas de roupa, artigos de mercearia, malas, sacos de cimento, cestos etc. A sua manobralidade é altamente eficaz especialmente nos contextos urbanos de alta densidade populacional como é o caso da maioria das cidades Angolanas e os preços praticados dependem das distâncias a percorrer, ajustam se perfeitamente ao poder económico das classes baixas e médias.
Dos três transportes que cito o Kangulo respeita a natureza. Sem a poluição dos gases produzidos pelos combustíveis e movido pela força humana.

2- Motorizada táxi ( Kupapata )



Dada a sua personalização, transporta só um passageiro e ao contrário do táxi carrinha tem uma maior autonomia em termos de trajecto a seguir, assim como de local para onde se pretende ir, daí terem um custo mais elevado. No Sumbe e para fazer uma distância de 5 Kms custa cerca de 200 Kwanzas enquanto o mesmo trajecto e se efectuado com a carrinha táxi custará 50 Kwanzas. Convenhamos que o risco de acidente é maior se compararmos com a carrinha. Julgo eu que isto será fruto do menor controlo que é exercido, pois proliferam as motorizadas sem seguro e sem licença.

3- Carrinha táxi



As carrinhas táxi podem levar até 14 passageiros de cada vez e os tempos de espera são quase nulos e embora se chamem de táxi têm mais a função de carreira urbana. Estão uniformizados na sua cor e estilo de carrinha que é sempre fechada.

É conduzida por um chofer com a ajuda do cobrador ( Kobele ) que é a pessoa que cobra o dinheiro e que tenta chamar o cliente nas horas de embarque. Como não há bela sem senão a maioria circula com o som alto e quase sempre sujas. Mas em termos de escoamento de passageiros é altamente eficaz. Como referido no ponto dois o custo da viagem é acessível à maioria das bolsas, que são sempre as mais desfavorecidos em termos monetários.

2 comentários:

Anónimo disse...

É de lamentar, que um país como o nosso, com recursos naturais de dar inveja até aos países considerados de primeiro mundo, ter que passar por situações deploráveis como a falta de transportes públicos, sem mencionar a falta de infra-estruturas rodoviárias. Sendo que os transportes são fundamentais para que um país tenha competitividade no mercado internacional, como cadeia logística que facilita as trocas comerciais e o crescimento econômico. É desse jeito que pretendemos crescer, sem investir no que realmente o país precisa?

Ângela Chocolate disse...

É de lamentar, que um país como o nosso, com recursos naturais de dar inveja até aos países considerados de primeiro mundo, ter que passar por situações deploráveis como a falta de transportes públicos, sem mencionar a falta de infra-estruturas rodoviárias. Sendo que os transportes são fundamentais para que um país tenha competitividade no mercado internacional, como cadeia logística que facilita as trocas comerciais e o crescimento econômico. É desse jeito que pretendemos crescer, sem investir no que realmente o país precisa?