sábado, 2 de dezembro de 2023

Nomadismo literário

Marília foi uma figura feminina  da minha infância ( Sumbe) que não “ tinha estudos” mas era filósofa e usava uma frase que repetia ,avisando-nos: “pão... pão; ,queijo... queijo; cada carangueijo no seu buraco.” Assim ciência... ciência;  fofoca...fofoca; cada conceito no seu buraco.

Isto vem a propósito e o texto que vem a seguir,foi influenciado  por três palavras que eu li algures: Soberania- Liberdade – Pitágoras.

 

Soberania refere se à entidade que não conhece superior nem igual.A soberania é o poder absoluto e perpétuo de um Estado-Nação.Remete para o absoluto e o incondicionado. Metafóricamente será a localização do infinito na existência.Soberano é uma autoridade superior ( com mais poder e domínio) comparado com os demais.

 

Liberdade ( latin Libertas): de maneira geral é a condição daquele que é livre. Não existe um significado consensual – pode assumir uma variedade- tal como -----autonomia, autodeterminação, independência,livre-arbitrio, etc. etc.

Uma sociedade ,onde a única liberdade de escolher se resume ao que está ali pronto.

 

Filosofia

Baruch Espinoza – a natureza do ser

Gottfried Willhelm Leibnitz- o agir humano é livre apesar do princípio da casualidade.

Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche- a liberdade é prerrogativa “natural do ser humano”

Philipp Pettit – implicações para consecução das finalidades de uma DEMOCRACIA.O tratamento simbiótico imprimido à liberdade e a tradição republicana (liberdade como não dominação)

Arthur Schopenhauer- a acção humana não absolutamente livre. O femómeno e a representação.

Jean-Paul Sartre- liberdade é a condição ontológica do ser humano. A liberdade é absoluta ou não existe. Recusa do determinismo.O homem angustia-se diante da sua condenação à liberdade.

 

Política

Guy Debord- a liberdade de escolha é uma liberdade ilusória- a sociedade mercadoria.

Étienne de La Boétie-     Discurso sobre a Servidão Voluntária – trata da liberdade política que se dá em meio aos outros humanos.Qualquer divisão na sociedade a TRANSFORMA EM UMA SOCIEDADE DE SERVIDÃO. Considerado o percursor do pensamento anarquista.

Karl Marx-criticou as concepções metafísicas da liberdade

Mikhail Bakunin- Concepção de liberdade eminentemente social. Liberdade consiste no desenvolvimento pleno de todas as faculdades e poderes de cada ser humano: Educação-treinamento científico- prosperidade material. No sentido negativo é a revolta do indivíduo contra todo o tipo de autoridade, divina, colectiva ou individual.

 

Pitágoras de Samos (570-495 a.C.).Filósofo e Matemático Grego Jônico. Pitágoras – o princípio de tudo é o número.-Este dito transporta consigo laivos de “soberania”.

As informações sobre Pitágoras foram escritas séculos depois. Assim a confiabiliddae está “ligeiramente comprometida”.Tocava Lira, aprendeu aritmética, geometria,, astronomia e poesia. Repare–se no contraste geometria/astronomia e aritmética/poesia.

Os Pitagóricos interessavam se pelo estudo das propriedades dos números. Número igual a harmonia, relacionado com o processo de mutação.Segundo eles o cosmo é regido por relações matemáticas. NÃO ESQUECER QUE O TERMO COSMO INDUZ PARA ,ORDEM, CORRESPONDÊNCIA E BELEZA

A cultura da Grécia Antiga foi fortemente influenciada pela cultura do Oriente Próximo.Pitágoras estudou no Egipto, foi discípulo de Soches um arquiprofeta egípcio, foi contemporâneo dos filósofos Anaximandro. Anaximenes e do historiador Hecataeu assim como de Tales de Mileto, Buda, Confúncio e Lao-Tsé. Alguns estudiosos modernos  pensam que Pitágoras poderia ter acreditado que as mulheres deveriam apeender filosofia assim como os homens (feminista?).

Fundou uma Escola (pois então): Filosofia Semi-circulo e alguns historiadores escreveram que estudou aritmética com os Fenícios, astronomia com os Caldeus, também estudou com os Celtas e Ibéricos.Outros escreveram que as suas conclusões eram reveladas ou interpretadas por sonhos.

Observem que as informações não são unânimes.o que pode nos levar a pensar que era um resultado da época  (estamos a tratar de um período (a. C.) , mas hoje passa-se o mesmo na sociedade actual, uns dizem que o Presidente actual (João Lourenço)se vingou de um hipotético caso de infedilidade, outros não, c´est la vie; caso para dizer que a fofoca vem já lá das antiguidades.

De qualquer das maneiras apercebemo nos que Pitágoras deveria ter muita informação na sua  cabeça e para finalizar esta pequena referência ( a uma grande figura) e que professava a teoria da METEMPSICOSE que era: teoria da transmigação, de um corpo para outro fosse animal ou vegetal.  Não foi nenhum Deus nem há nada de divino nas suas afirmações ou actos. Relembro que Pitágoras está pelo menos ( para nao mencionar outros) antes do (1500 d.C.) heliocentrismo e que portanto me é  legítimo perguntar  quantos anos durará mais o “Teorema de Pitágoras”?

 

Teorema – é um conceito que aparece na matemática e que consiste em se conseguir provar “a veracidade” de uma afirmação através de outras afirmações (outros teoremas). Necessidade da chamada “hipótese de teorema”. Importa lembrar que um teorema pode possuir mais de que uma explicação o que nos leva aos axiomas e teorias.Lá se vai a liberdade quando -uma afirmaçao depende de outras afirmações- e pode possuir mais de que uma explicação.

Chegados aqui, a esta parte do texto, só já deve haver algum maratonista da leitura. Bem eu também não quero provar nada( em absoluto não há nada a provar) por outro lado estou aqui no campo filosófico e frisar a dificuldade e quão complicado é falarmos de liberdade. Por outro lado a minha opinião é de que num futuro que está próximo, as citações vão perder a sua obrigatoriedade, pois elas limitam/condicionam os conceitos, as ideias.Poderia finalizar com uma lista enorme como referência bibliográfica, citei alguns nomes e a partir daí e se quiserem naturalmente investiguem.

Sem comentários: